áreas de atuação

Veja aqui as principais áreas em que trabalho e para que público-alvo se destinam. Alguma delas é interessante para você?

O baixo peso é uma condição clínica não menos importante do que o excesso de peso. Pessoas com baixo peso estão mais suscetíveis à desnutrição, que é a carência de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O baixo peso pode ser uma característica inerente de indivíduos saudáveis, ou pode decorrer de alguma situação patológica.

Em qualquer dos casos, o objetivo é o ganho de peso com preferencial aumento de massa muscular. O uso de suplementos alimentares pode ser útil quando as necessidades nutricionais não são suficientemente atendidas apenas com o ajuste da alimentação diária.

O estilo de vida moderno combinado à indústria alimentar promove um ambiente obesogênico que prejudica o manejo do peso. Por outro lado, a sociedade impõe um padrão de beleza relacionado à magreza. Frente a esta contradição, as pessoas estão vulneráveis a danos físicos e emocionais que afetam o seu bem-estar.

A estratégia de emagrecimento ou manejo de peso é exclusiva para cada indivíduo, considerando as suas motivações e limitações, com moderação e sem rigidez. O aconselhamento nutricional viabiliza a perda de peso através da redução da quantidade de gordura corporal e preservação das reservas de massa muscular.

Há condições clínicas que requerem cuidados nutricionais, como a hipertensão, diabetes, dislipidemia, entre outras. Neste contexto, a dietoterapia contribui para o controle da doença, podendo até substituir parcialmente o tratamento medicamentoso.

Há outras situações, potencialmente mais graves, em que os indivíduos tem a sua capacidade de alimentação pela via oral prejudicada ou impossibilitada, por diferentes motivos. Estes são os candidatos ao uso de terapia nutricional oral e/ou enteral.

Quando adequadamente indicada e utilizada, a terapia nutricional beneficia o estado nutricional e a qualidade de vida das pessoas.

As empresas que retêm talentos oferecem um ambiente laboral promissor, agradável e saudável. A saúde dos trabalhadores preocupa os gestores, pois a produtividade é influenciada pelo grau de bem-estar das equipes.

Neste sentido, o investimento das empresas em atividades de educação nutricional é um diferencial para a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores. Workshops e palestras são algumas formas de motivar os funcionários para mudanças alimentares que impactem positivamente na sua saúde, promovendo maior satisfação pessoal e no trabalho.

É natural que estudantes e recém-formados se sintam pouco confiantes nos estágios e no início da vida profissional por terem pouca experiência. O mesmo pode ocorrer com nutricionistas em transição de carreira, mesmo que tenham muitos anos de formação.

A mentoria tem por objetivo preencher lacunas nos conhecimentos e competências sobre diferentes temas da Nutrição Clínica. O aconselhamento teórico e prático é realizado com vistas a capacitar estudantes e colegas a atuarem com excelência nas áreas de interesse, de forma independente ou em equipes multiprofissionais.

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais informadas sobre os cuidados de saúde, inclusive sobre como deveriam ou não se alimentar, o que evitar, etc. Porém, isto não significa que estejam bem informadas e nem orientadas por profissionais qualificados.

Todos podem se beneficiar de melhores escolhas alimentares, desde que a mudança de hábito seja viável, ou seja, ajustada ao contexto de vida de cada um. Por vezes, caminhos imperfeitos são mais eficazes que a busca exaustiva pela perfeição.

Encontrar este ponto de equilíbrio é o que torna possível mudar para uma vida mais saudável.